Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

cabelo branco em jovens
Saúde 12 de março de 2022

Quais as principais causas do cabelo branco em jovens?

Por mais que seja possível adiar, uma hora a idade chega para todo mundo. Sinais que revelam isso não faltam, como linhas de expressão, manchas na pele e aumento da flacidez. O que poucas pessoas sabem é que um desses aspectos pode ser precoce, como o aparecimento de cabelo branco em jovens. Com certeza você […]

Por mais que seja possível adiar, uma hora a idade chega para todo mundo. Sinais que revelam isso não faltam, como linhas de expressão, manchas na pele e aumento da flacidez. O que poucas pessoas sabem é que um desses aspectos pode ser precoce, como o aparecimento de cabelo branco em jovens.

Com certeza você já deve ter visto alguém que, em teoria, ainda não deveria exibir fios esbranquiçados devido à faixa etária. Sim, hoje em dia é bem comum encontrar quem pinte o cabelo das mais variadas cores, incluindo tons acinzentados e claros. Só que nem sempre se trata de uma questão de escolha e estilo.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja tudo o que você precisa saber sobre o problema e o que fazer para tentar evitá-lo!

O que antecipa a presença de cabelos brancos em jovens?

De modo geral, os fios brancos começam a dar o ar da graça lá pela casa dos 50 anos de idade. No entanto, o processo pode se iniciar antes da faixa dos 30, com um ritmo de despigmentação que varia de um organismo para outro.

Existem diversas possibilidades que explicam essa origem precoce, como veremos a partir de agora.

Genética

Assim como acontece com relação a inúmeras outras condições médicas, a influência genética também é um fator que favorece o clareamento natural prematuro dos fios. Então, em caso de mãe, pai ou avós com histórico de embranquecimento dos cabelos antes da hora, a probabilidade de você ficar com fios grisalhos enquanto jovem aumenta.

Estresse

Entre outras coisas, o acúmulo de estresse interfere no funcionamento normal das células ligadas à pigmentação do cabelo. O fato foi devidamente testado e comprovado em pesquisas laboratoriais.

Sempre é válido lembrar que o estresse é algo natural e fundamental em diversas circunstâncias. Afinal, é essa resposta física do organismo que nos deixa em estado de alerta, prontos para correr ou lutar, diante de alguma situação de perigo.

O grande problema é que níveis excessivos de estresse liberam muita noradrenalina. No bulbo capilar, esses neurotransmissores levam as células à exaustão. O resultado, como você já deve imaginar, é o surgimento dos fios brancos.

Poluição

Além de contribuir para o enfraquecimento dos fios, as partículas de sujeira liberadas na atmosfera também tendem a deixá-los com aspecto envelhecido e mais claros do que o normal.

Também é verdade que, geralmente, o efeito da poluição do ar no cabelo depende da união de diversos outros fatores relevantes. Basicamente, estamos falando a respeito da qualidade dos alimentos selecionados durante as refeições e do índice de incidência solar — as próximas causas. 

Alimentação desequilibrada

Com uma alimentação deficitária, todo o corpo perde, de alguma forma, seu poder interno de proteção e restauração. No caso específico dos cabelos brancos em jovens, chama a atenção o impacto relacionado a baixas concentrações de determinadas vitaminas.

Duas delas são as vitaminas B3 e B12, além do chamado “bom colesterol” (o chamado HDL) e da ferritina. A última se refere a uma proteína armazenada no fígado e com a função de reter ferro no organismo.

Exposição contínua ao sol

Em conjunto com o acúmulo de substâncias nocivas presentes no ar, característica comum das grandes cidades, a exposição dos cabelos aos raios solares é igualmente prejudicial.

A razão é simples: basta lembrar que o sol emite radiação ultravioleta, capaz de acelerar o processo de ressecamento e oxidação dos fios. Assim, eles se tornam amarelados e, com o passar do tempo, brancos. Tudo, é claro, depende do nível e da frequência de exposição, além das demais causas mencionadas. 

Tabagismo

Nesse caso, temos apenas uma hipótese, mas ela vem ganhando força no meio científico. Mais uma vez, é fácil compreender a relação entre o hábito de fumar e a manifestação de cabelo branco em jovens.

Por enquanto, tudo leva a crer que os radicais livres exercem um papel de peso na morte dos melanócitos. Esse é o nome atribuído às células que produzem melanina. Com um número menor de melanócitos, há o embranquecimento adiantado das madeixas.

Quadros específicos de saúde

Pessoas com doenças autoimunes, responsáveis por atacar o próprio organismo, têm maior tendência a desenvolver cabelos brancos. O mesmo acontece com quem apresenta alopecia areata, caracterizada pela perda de fios em regiões específicas do couro cabeludo.

Quando o renascimento dos cabelos acontece, ele é marcado pela aparição de alguns elementos mais claros do que o normal. 

Como se prevenir dos cabelos brancos?

Com relação a determinadas origens, como a influência genética, aprender a lidar com a presença de cabelo branco antes do previsto é mais do que essencial. Para as demais situações, existem alguns hábitos que colaboram para, ao menos, retardar o processo. 

Alimentação saudável

Conforme comentamos antes, dietas desbalanceadas são uma das responsáveis pelo aumento de fios brancos. Dessa maneira, é recomendável ficar atento às melhores fontes de vitaminas B3 e B12. No primeiro caso, alguns alimentos ricos nessa primeira substância são:

  • brócolis;
  • aspargos;
  • pimentão;
  • abacate;
  • cogumelos;
  • atum.

Já a vitamina B12 é encontrada em grande quantidade em:

  • atum;
  • salmão;
  • ovos;
  • fígado;
  • carnes vermelhas.

No mais, também é interessante dar preferência para alimentos com alto poder antioxidante, como:

  • azeite de oliva;
  • café;
  • melão;
  • castanha-do-Pará;
  • sementes de abóbora;
  • espinafre;
  • alface romana;
  • frutas vermelhas.

Prática regular de exercícios

Praticar alguma atividade física com regularidade propicia diversos benefícios ao nosso corpo. Um deles consiste justamente no combate ao estresse. Isso acontece devido à diminuição da tensão e dos processos inflamatórios, que se somam à ampliação do fluxo de sangue no cérebro.

Meditação

No mesmo sentido, o hábito de meditar ou se dedicar à ioga, por exemplo, também ajuda bastante a controlar o índice de estresse. Ao lado das demais dicas, você cria as condições ideais para aumentar as chances de adiar os primeiros fios brancos.

Ao mesmo tempo, passa a cultivar um organismo com uma saúde mental mais saudável e, portanto, resistente ao desenvolvimento de doenças.

Cabelos brancos são motivo de preocupação?

Em uma palavra, uma boa resposta a essa pergunta seria: não necessariamente. Isso porque, antes de qualquer coisa, cabelos brancos estão na moda, independentemente de idade. Entre as pessoas mais jovens, os fios diferenciados conferem um toque a mais de personalidade.

Dito isso, precisamos dizer que o aumento dos fios grisalhos merece alguns cuidados extras por conta da diminuição de sua fotoproteção natural. Assim, é importante ficar de olho na hidratação e, quando possível, recorrer a acessórios, como chapéus.

Agora você já conhece as causas mais comuns de cabelo branco em jovens. De quebra, ainda ficou por dentro do que pode ser feito para equilibrar a alimentação e, assim, reduzir o impacto de certos fatores de risco.

Por falar nisso, aproveite a visita e confira algumas dicas imperdíveis para ter uma alimentação saudável!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?