Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Quais são os benefícios dos esportes para a saúde? Veja agora
Esporte 1 de fevereiro de 2022

Quais são os benefícios dos esportes para a saúde? Veja agora

De modo geral, desenvolver o hábito de praticar atividade física é importante, pois ela influencia na nossa saúde em diferentes aspectos. Sob essa perspectiva, os benefícios dos esportes são claros não apenas no âmbito físico, mas também melhoram a concentração, a estabilidade mental, emocional e promovem a sociabilização. Tendo isso em vista, vamos explicar por […]

De modo geral, desenvolver o hábito de praticar atividade física é importante, pois ela influencia na nossa saúde em diferentes aspectos. Sob essa perspectiva, os benefícios dos esportes são claros não apenas no âmbito físico, mas também melhoram a concentração, a estabilidade mental, emocional e promovem a sociabilização.

Tendo isso em vista, vamos explicar por que é necessário dar prioridade aos exercícios físicos e como eles podem ajudar a juntar lazer e saúde em uma única atividade. Mostraremos, ainda, quais são as principais opções para fazer exercícios ao ar livre, na academia e nos clubes esportivos. Acompanhe!

Qual é a importância dos exercícios físicos?

Praticar esportes regularmente — e sob supervisão de um profissional da área — pode ser visto como sinônimo de uma vida saudável e mais longa. Porém, outro ponto importante é saber escolher as atividades conforme o perfil do praticante, já que muitas dessas atividades têm impacto ao longo da vida. 

Além disso, os esportes trazem benefícios diferentes e importantes que podem variar conforme a idade. Para as crianças, por exemplo, os exercícios ajudam o corpo a se desenvolver melhor. Já para os de mais idade, além de fortalecer os ossos e os músculos, ainda contribuem para a prevenção de doenças.

Como os exercícios podem juntar lazer e saúde?

Dependendo do tipo de competição, normalmente, os atletas são colocados em condições conflitantes durante o jogo. Por isso, além de exercitar a parte física, esses momentos de alta tensão exigem tomadas de decisão rápida e proporcionam importantes aprendizados.

Nesse sentido, um dos benefícios dos esportes é fortalecer as emoções e ajudar a controlar o estresse e a ansiedade frente a esses desafios. Nos esportes coletivos, por exemplo, mesmo uma partida amadora influencia o desenvolvimento de virtudes, como empatia, solidariedade e adaptação ao trabalho em conjunto.

Portanto, a realização de atividades esportivas é essencial para aliar lazer à melhoria da saúde, pois estimula a adequação rápida a diferentes situações. Assim como em atividades do cotidiano — como no trabalho ou na escola —, tais momentos também exigem raciocínio rápido, pensamento lógico e decisões envolvendo outras pessoas.

Quais são os cuidados em relação aos exercícios físicos?

Ainda que as atividades desportivas sejam amplamente benéficas, existe a preocupação quanto aos cuidados básicos que não podem ser ignorados. O primeiro ponto é em relação à supervisão profissional. Independentemente da condição física, o ideal é passar por uma avaliação médica antes de começar qualquer exercício físico.

Assim sendo, a orientação é realizar um check-up para verificar a sua condição de saúde. A análise da performance cardiovascular e respiratória é essencial para evitar problemas que podem colocar a vida em risco. Quem é sedentário ou está acima do peso, por exemplo, deve começar a exercitar-se de forma leve, moderada e sob supervisão.

Dessa forma, enumeramos algumas sugestões que ajudam a desfrutar os benefícios dos esportes de modo seguro. Observe:

  • mantenha a hidratação o tempo todo, principalmente durante as atividades;
  • cuide da alimentação e priorize uma dieta balanceada, com menos açúcar e gordura;
  • evite o excesso de atividade e aumente a intensidade dos exercícios aos poucos;
  • use roupas e calçados adequados ao tipo de atividade e ao clima de sua região;
  • faça alongamentos antes e depois dos exercícios para evitar dores e reduzir o risco de lesão muscular;
  • se surgirem dores, desconfortos ou lesões, suspenda os exercícios e procure um médico imediatamente.

Quais são os benefícios dos esportes?

Além de melhorar, significativamente, o estado físico e emocional, outra razão pela qual os esportes são essenciais à saúde integral é porque influenciam o estilo de vida de maneira mais positiva. Geralmente, quem prioriza uma corrida ou jogar tênis regularmente, diminui o tempo para cervejinhas e petiscos gordurosos num happy hour, por exemplo.

Mas os benefícios não se limitam apenas a esses. Destacamos mais alguns que proporcionam aos adeptos dos esportes uma vida mais tranquila e saudável. Veja quais são:

  • melhora a qualidade do sono;
  • potencializa o desempenho sexual;
  • aumenta a autoestima e a confiança;
  • ajuda a aliviar o estresse do dia a dia;
  • fortalece os ossos, ligamentos e articulações;
  • reforça a capacidade funcional do pulmão e do coração;
  • ajuda na perda de peso e na redução da gordura corporal;
  • estimula a liberação das substâncias que melhoram o humor;
  • influencia, positivamente, no desempenho escolar e profissional;
  • aumenta o senso crítico e a resiliência para enfrentar problemas;
  • diminui o risco de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão;
  • fortalece a empatia e estimula a solidariedade, mesmo em ambientes competitivos;
  • auxilia no desenvolvimento de liderança, principalmente em situações estressantes;
  • auxilia na manutenção dos níveis de colesterol bom e reduz a quantidade de colesterol ruim.

Quais são as boas opções nesse sentido?

Listamos as melhores alternativas para a realização de exercícios físicos, principalmente para quem ainda vai iniciar tais atividades. Confira!

Academia

Muitas academias oferecem pacotes especiais e incluem modalidades de exercícios conforme o perfil do cliente. Porém, é preciso ficar atento à elaboração de seu quadro de atividades diárias para não forçar a musculatura e provocar lesões musculares. Comece devagar e exercite-se de acordo com a sua condição física.

Atividades ao ar livre

Se você mora ou trabalha em regiões que tenham parques ou pistas de caminhada, aproveite isso como uma oportunidade para usufruir dos benefícios dos esportes. Faça atividades como caminhadas, corridas ou utilize a bicicleta para manter a forma e a saúde em dia.

Clubes esportivos

Os clubes esportivos também são excelentes opções para quem pretende aprender novas modalidades esportivas. Nesses locais, há mais oportunidade de interação com diferentes pessoas, o que ajuda na socialização. Além disso, é possível praticar esportes coletivos, como vôlei, basquete, handebol e futebol, ou individuais, como tênis e badminton.

Como o Cartão de TODOS pode ajudar?

Como você notou, há diversas formas de começar a praticar esportes e usufruir de vantagens significativas e duradouras. Ao realizar exercícios físicos regulares, você pode melhorar não apenas a saúde física, mas também a estabilidade emocional e a sua qualidade de vida.

Além do mais, também é possível desfrutar dos benefícios dos esportes aproveitando os descontos que o Cartão de TODOS Esportes oferece. Além dos pacotes promocionais voltados para acompanhar o seu time do coração, nosso cartão também disponibiliza preços especiais para academias, clubes e muitos outros benefícios.

Quer saber quais são todas vantagens e o que você pode ter com o Cartão de TODOS? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos colaboradores!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?