Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

aprender instrumentos
Lazer 25 de julho de 2022

Veja os benefícios de aprender instrumentos e como escolher

Muitas pessoas sentem vontade de aprender instrumentos musicais desde a infância, mas, conforme os anos passam, acabam deixando esse objetivo de lado. A correria da rotina, com obrigações em relação aos estudos, trabalho e família, faz com que seja difícil colocar em prática algumas ideias para relaxar. No entanto, vale a pena encontrar um tempo […]

Muitas pessoas sentem vontade de aprender instrumentos musicais desde a infância, mas, conforme os anos passam, acabam deixando esse objetivo de lado. A correria da rotina, com obrigações em relação aos estudos, trabalho e família, faz com que seja difícil colocar em prática algumas ideias para relaxar.

No entanto, vale a pena encontrar um tempo para esse tipo de atividade. Afinal, aprender a tocar um instrumento traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente, ajudando a manter o equilíbrio, essencial para a saúde.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender por que aprender instrumentos é uma boa ideia e como escolher o ideal para você. Acompanhe!

Quais são os benefícios de aprender instrumentos?

Como dissemos, aprender a tocar algum instrumento traz vários impactos positivos para a sua vida. A seguir, listamos os principais benefícios dessa atividade:

  • melhora a coordenação motora: praticar os movimentos necessários para tocar algum instrumento musical aprimora a coordenação, fazendo com que você tenha mais agilidade;
  • melhora a memória: tocar instrumentos estimula o cérebro em áreas responsáveis pela capacidade cognitiva, o que melhora a memória. Um estudo publicado em fevereiro de 2022 indica, inclusive, que aprender piano após os 60 anos diminui os riscos de desenvolver demência;
  • aumenta a concentração: da mesma forma que os estímulos no cérebro são bons para a memória, eles também ajudam a ter mais concentração e foco;
  • reduz o estresse: a música traz uma sensação de bem-estar que combate não só o estresse, mas também a ansiedade e a depressão, melhorando a qualidade de vida;
  • aumenta a disciplina: é preciso ter paciência e determinação para praticar os trechos mais complexos de uma música várias vezes até aprimorar o que aprendeu, e isso demanda bastante disciplina;
  • permite expressar sentimentos: aprender instrumentos permite que você expresse o que sente e pensa por meio da música, ajudando a ter mais equilíbrio emocional.

Como escolher um bom instrumento?

A escolha do instrumento mais adequado para você deve levar em conta dois fatores principais: seu gosto musical e suas necessidades. Para quem gosta de música erudita, por exemplo, algumas opções interessantes são o clarinete, o violino, a flauta, o saxofone, o trompete e o piano.

Já para quem gosta mais de rock, instrumentos como a guitarra, o contrabaixo, a bateria e o teclado são mais atraentes. Quem prefere música popular, por sua vez, costuma se interessar por violão, cavaquinho, pandeiro, viola, sanfona, entre outros.

Na hora de escolher, também é importante pensar no custo para adquirir e manter o instrumento. Além disso, o tamanho é outro aspecto importante. Afinal, alguns instrumentos cabem na palma da mão, como é o caso da gaita, enquanto outros, como a bateria e o piano, demandam um espaço bem maior.

Como aproveitar melhor esse momento?

Aprender a tocar instrumentos musicais é uma atividade muito prazerosa, que consegue proporcionar lazer e aprendizado ao mesmo tempo. Até quem aparentemente não leva muito jeito para música pode aproveitar os benefícios que citamos sem nenhuma pressão ou compromisso de atingir certo nível de excelência. Afinal, o que importa é a experiência como um todo.

O momento de aprender instrumentos pode ser uma ótima oportunidade de se divertir com a família, incluindo as crianças. Portanto, lembre-se de considerar essa ideia quando estiver em busca de uma atividade transformadora e muito gratificante.

Gostou de conhecer os benefícios de aprender instrumentos? Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como isso faz bem!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?