Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

aprender a cantar
Lazer 26 de julho de 2022

3 benefícios de aprender a cantar para você e toda a família

Você tem vontade de aprender a cantar? Ouvir músicas é uma atividade excelente para se divertir com a família e os amigos. Além de melhorar o humor, essa prática ajuda a estreitar laços e a criar a sensação de pertencimento a um grupo. Não é à toa que a música é uma das formas mais […]

Você tem vontade de aprender a cantar? Ouvir músicas é uma atividade excelente para se divertir com a família e os amigos. Além de melhorar o humor, essa prática ajuda a estreitar laços e a criar a sensação de pertencimento a um grupo.

Não é à toa que a música é uma das formas mais práticas de expressão artística, tendo em vista que faz parte das mais diferentes culturas. Dessa forma, a maioria dos indivíduos, durante o processo de crescimento, aprende intuitivamente a criar ou a repetir ritmos e melodias.

Mas será que essa é uma habilidade só para quem nasce com o dom? Descubra mais sobre isso neste post!

É possível aprender a cantar?

Se você é uma daquelas pessoas que acreditam que uma prática artística só pode ser feita por indivíduos com o talento nato para isso, saiba que se enganou. Afinal, é possível, sim, fazer aulas de canto e dominar essa habilidade tanto quanto as pessoas que já nascem com mais afinidade para esse tipo de atividade.

Inclusive, aprender a cantar pode ser uma decisão muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal. Isso porque a prática estimula várias competências socioemocionais, que podem ser úteis, até mesmo, para ter vantagens na carreira.

Quais são os benefícios de aprender a cantar?

Ainda não se convenceu de que vale a pena fazer aulas de canto? Então veja só 3 ótimos motivos para isso!

1. Alívio da ansiedade

Lembra que falamos que cantar ajuda a melhorar o humor? Na verdade, essa prática é excelente para a saúde mental. A música, seja ouvida ou reproduzida, é capaz de liberar uma substância chamada de endorfina, essencial para a sensação de bem-estar.

Desse modo, é possível diminuir os níveis de estresse e, consequentemente, ter alívio da ansiedade. Por esse motivo, as práticas artísticas são recomendadas por quem apresenta transtornos desse tipo.

2. Melhora da voz e dicção

O canto nada mais é do que o trabalho em torno da consciência vocal para repetir um padrão de tons. Ao estudar mais sobre o assunto, é possível ter melhorias no que diz respeito ao uso da voz e na pronúncia das palavras.

É aí que entra um ótimo benefício para a vida profissional e pessoal. Afinal, com isso, você consegue desenvolver a capacidade de oratória, melhorando a expressão verbal, principalmente para falar em público.

3. Desenvolve habilidades socioemocionais

A arte ajuda a se conectar com o lado interno, levando a uma reflexão mais introspectiva. Por conta disso, ajuda também a trabalhar habilidades socioemocionais, como:

  • autoconhecimento;
  • inteligência emocional;
  • empatia;
  • pensamento crítico.

Como essa pode ser uma boa atividade para a família?

Já percebeu como cantar no churrasco com a família, por exemplo, é extremamente divertido? Então por que não incluir essa atividade na rotina? Fazer aulas de canto em conjunto é uma maneira de aproveitar todos esses benefícios ao lado das pessoas que você ama. Sem mencionar que essa é uma ótima alternativa de lazer, ajudando a criar e a reforçar laços afetivos com os parentes. 

Gostou da ideia de aprender a cantar? Então procure aulas com profissionais especializados e aproveite os benefícios que essa prática pode trazer para você e toda a sua família!

Este post foi útil para você? Não vá embora antes de ler também sobre como buscar o autocuidado mental e da saúde física no dia a dia!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?