Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

9 dicas para conquistar sua vaga pelo LinkedIn

14 de julho, 2021

por

Compartilhe:

O LinkedIn é uma rede social de negócios que te ajuda a se conectar com empresas e outros profissionais. O parceiro ideal na hora de buscar uma oportunidade profissional.

A chamada Revolução 4.0 nos levou (em definitivo) para o mundo digital. E uma das principais vantagens desse novo modo de vida é que pudemos ampliar as nossas conexões. 

Hoje, o meio de transporte mais rápido para te levar a outro país não é o avião, mas a internet. Assim, conseguimos estreitar os laços e ampliar a nossa teia de relacionamentos. Nesse sentido, o LinkedIn tornou-se um grande aliado daqueles que desejam crescer profissionalmente e conquistar novas e melhores oportunidades.

Se você ainda não conhece o LinkedIn, separe alguns minutinhos do seu dia, entre no site e crie o seu perfil. É gratuito! 

 E para usufruir dessa rede da melhor maneira, aproveitando tudo que ela pode te oferecer, siga as nossas dicas:

  • Foto de perfil

Uma página sem foto passa a impressão de um perfil fantasma.

No entanto, é preciso escolher bem qual imagem usar. O LinkedIn é uma rede social de negócios. Por isso, fotos com um caráter muito pessoal – em trajes menores ou contextos muito informais – não são bem vindas. 

Na hora de escolher, pense: como eu desejo ser visto pelo meu futuro chefe?

  •  Título

Logo abaixo da foto, o LinkedIn reserva um espaço para você inserir o seu título. Este é um campo que costuma gerar bastante dúvida. 

Aqui vale colocar o cargo em que pretende atuar ou aquele em que já atua. Isso dará destaque ao seu perfil e facilitará a busca de empresas quando da abertura de uma vaga.

  • Informações de contato

Esse é um campo que pede atenção constante. Muitas pessoas esquecem de atualizar as suas informações de contato e mantêm na página um endereço de e-mail ou número de telefone que já não existem mais.

E por que isso é tão ruim? Por que você pode perder grandes oportunidades. Imagine se um recrutador se interessar pelo seu perfil e não conseguir contatar você pois seus dados não estão corretos… 

  • Vida pessoal

Como dissemos no item 1, o LinkedIn é sim uma rede social, mas ela é voltada para os negócios. Isso não quer dizer que a sua vida pessoal deva ser completamente excluída do seu perfil, afinal sua profissão faz parte de quem você é. Mas é muito importante que você tenha atenção ao que postar. Fale sobre as suas experiências, sua formação, sua visão acerca de questões da sua área de atuação e etc. Nada de falar do casamento, postar fotos de filhos ou de pets, ok?

  • Movimente o seu perfil

O LinkedIn é um espaço para que você mostre quem você é profissionalmente. Por isso, um perfil parado e sem postagens não é atraente e faz com que você fique “esquecido” em meio a tantas outras pessoas.

Fale sobre os seus projetos, compartilhe textos que você considere interessantes e dê o seu ponto de vista a respeito de determinados temas.

  • Siga as empresas

Uma excelente maneira de buscar oportunidades no LinkedIn é seguir as empresas nas quais você tem interesse. Assim, você consegue acompanhar a abertura de vagas de emprego. 

Além disso, essa é uma forma de conhecer melhor a empresa, sua visão e valores, bem como o perfil de profissionais que eles buscam. 

  • Habilidades

Hoje em dia, mais do que a formação, as empresas buscam conhecer o perfil dos candidatos. As chamadas soft skills (habilidades comportamentais), como liderança, comunicação, criatividade e empatia, são um importante critério na hora de escolher um profissional para ocupar uma vaga. Por isso, mostre aquilo em que você é bom, aquilo que sabe fazer.

  • Recomendações 

O LinkedIn reserva um espaço para que as pessoas falem sobre o seu trabalho. Assim, peça a antigos colegas ou líderes que escrevam algo positivo sobre você. Uma boa recomendação é como uma carta de apresentação do seu trabalho. 

  • Recrutadores

Cada vez mais há empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção. São elas que fazem o levantamento dos candidatos que melhor se encaixam no perfil de uma determinada vaga. 

Para ser visto por esses recrutadores, procure participar de grupos criados por essas empresas para essa finalidade.

Tags: