Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

7 dicas para ter mais disciplina nos estudos

17 de maio, 2021

por

Compartilhe:

Não é segredo para ninguém que estudar exige concentração. Então, como conseguir ter disciplina nos estudos tendo que dividir essa atividade com o cuidado da casa e dos filhos? Com um bom planejamento e bastante dedicação, é possível criar uma rotina adequada e dar andamento ao seu curso.

Não sabe como fazer isso? Para ajudar você, preparamos um post com 7 dicas para que possa se organizar e, assim, se preparar para se qualificar e ter um currículo matador. Vem com a gente e saiba mais!

1. Crie um cronograma

O primeiro passo é organizar seu dia para ter disciplina nos estudos. Como fazer isso? Criando um cronograma com as matérias que precisam ser vistas e em quais horários isso será feito. Sabemos que não dá para fazer as leituras próximo da hora do almoço, certo?

Então, verifique quais intervalos do seu dia são mais tranquilos para reservar aos estudos. Definindo esses horários, divida os tópicos pelos dias da semana. Dessa forma, você estabelece um ritmo e consegue repassar todos os assuntos sem estresse.

Na primeira semana pode parecer difícil, mas aos poucos você e as pessoas da sua família se acostumam com sua rotina. Assim, tudo vai caminhar com mais tranquilidade.

2. Tenha um lugar adequado para estudar

Uma dica de ouro é estabelecer um cantinho em casa para essa atividade. Esse negócio de uma hora estudar no sofá, na outra na cama e em outro dia na mesa da cozinha não dá certo. Além de causar dores nas costas, vai deixar seus materiais desorganizados e ainda contribuir para que você se distraia com mais facilidade.

Assim, o ideal é ter um espaço com uma mesa e uma cadeira que sejam para os estudos. Com isso, você deixa os livros, cadernos e outros materiais organizados e pode fazer suas leituras e exercícios com mais conforto.

Isso sem contar que o pessoal de casa já sabe que, quando você estiver nesse ambiente, é bom não incomodar, já que precisa ter foco para alcançar uma boa produtividade.

3. Estabeleça metas

Você criou um cronograma para acompanhar as aulas de um dos cursos profissionalizantes gratuitos em que se inscreveu, está no seu cantinho e, mesmo assim, fica difícil ter o ânimo necessário para ter disciplina nos estudos? Uma estratégia que costuma dar muito certo é a de estabelecer metas.

É uma forma de você determinar uma quantidade de assuntos que precisa estudar no dia, como se fosse um desafio. Com isso, você tem mais motivação para cumprir o que estipulou. O único cuidado é não colocar metas impossíveis de conquistar, porque aí você pode se frustrar, gerando o efeito inverso.

4. Fique longe das distrações

Para ter disciplina nos estudos, é fundamental ter foco, seja no livro, seja no computador em uma aula online. Por isso, uma medida importante é fugir das distrações.

Talvez o que mais atrapalhe seu rendimento seja o celular: sabe aquela olhadinha rápida no WhatsApp ou no Facebook? Pois bem, pode até parecer que não vai comprometer seus estudos, mas saiba que isso pode tirar um tempo precioso de você.

É que quando desviamos a atenção do livro que estamos lendo, por exemplo, para fazer outra coisa, ao retornar para a leitura demoramos muito para nos concentrarmos novamente.

Então, fique longe do celular ou mantenha o aparelho desligado. Evite também ficar perto da televisão e conversar no meio das atividades de estudo.

Para lidar com o cansaço, estabeleça pequenas pausas no seu cronograma para levantar, esticar o corpo ou ainda tomar uma água ou café. Com isso, você consegue relaxar um pouco e retorna para repassar as matérias com mais disposição.

5. Crie atividades paralelas para as crianças

Bom, parece muito fácil colocar em prática as dicas que reunimos aqui, mas temos que considerar que muita gente tem crianças em casa, certo? Uma tática que vai ajudar a ter disciplina nos estudos é estabelecer atividades paralelas para os filhos, principalmente os menores, enquanto você pega firme nos estudos.

Pense em opções que vão captar o interesse deles, ou seja, que estejam de acordo com a idade. As sugestões são:

  • deixar massinha de modelar para eles brincarem;
  • propor que montem um quebra-cabeça;
  • colocar um desenho infantil na televisão;
  • deixar livros para colorir ou para leitura.

6. Peça compreensão dos familiares

É importante que a sua hora de estudos não seja um motivo de tensão na casa. Afinal, o melhor é sempre conviver bem com a família. Por isso, converse com os filhos, cônjuge e outras pessoas que moram com você sobre o que significa estudar para sua vida. Explique que o apoio deles para isso é fundamental.

Peça compreensão e mostre que você está se esforçando para ter um futuro melhor e proporcionar uma vida com mais qualidade para a família, aumentando a renda de casa. Com isso, os familiares podem ajudar com as tarefas domésticas e a olhar as crianças para que você tenha mais tempo e tranquilidade de colocar as matérias em dia.

7. Cuide da sua saúde

A nossa última dica para que você tenha disciplina nos estudos e conquiste seus sonhos é justamente cuidar da sua saúde. Um corpo e uma mente cansados não vão dar conta de fixar bem os conteúdos das aulas, concorda?

Por isso, tenha uma alimentação saudável, beba bastante água e priorize uma boa noite de sono, ou seja, nada de usar as horas de dormir para estudar. É que, enquanto dormimos, além de relaxar, conseguimos assimilar melhor o que aprendemos durante o dia, o que vai contribuir para os seus estudos.

Tenha em mente que você vai conseguir ter disciplina nos estudos em casa ao colocar em prática as dicas deste post. Como dissemos, é apenas questão de organização e uma adaptação no começo. Depois, você se acostuma a cumprir o cronograma diariamente, e a família passa a entender sua situação.

E aí? Hora de arrasar nos estudos com as informações que apresentamos? Aproveite e ajude outras pessoas a estudar em casa: é só compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Tags: