Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

6 formas de capacitar seus colaboradores

1 de janeiro, 1970

por

Compartilhe:

 

Cuidar de seus colaboradores não significa simplesmente oferecer happy hours divertidos ou pagar o almoço uma vez por semana. Cada pessoa, independentemente da sua experiência ou cargo, quer se sentir genuinamente cuidada. Uma maneira impactante de fazer isso é através do compromisso de apoiar o avanço profissional e o crescimento pessoal.

O desenvolvimento dos colaboradores é uma iniciativa de longo prazo, mas também leva a alguns benefícios imediatos, como maior lealdade e melhor desempenho e engajamento. Aqui estão 6 maneiras pelas quais você pode começar a melhorar o desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa.

 

1) Conheça sua equipe e identifique suas fragilidades

 

Esse é o primeiro passo, conhecer sua equipe e as principais necessidades deles é essencial para a eficácia de treinamentos e capacitação. Quando as possíveis fragilidades são identificadas fica mais fácil planejar e definir a melhor formação.

 

Nesse cenário se torna mais do que essencial que os líderes, gestores e profissionais de RH consigam levar em consideração as individualidades de cada um dos seus colaboradores. Para alcançar essa realidade é necessário que a empresa esteja atenta ao desempenho dos seus profissionais.

 

2) Seja o exemplo

 

Para manter uma equipe motivada e sempre em busca de qualificação é imprescindível contar com bons líderes. A figura do líder é vista pela equipe como um exemplo a ser seguido e copiado. Por isso, é essencial contar com pessoas competentes e que estejam sempre em busca de melhoria e aprendizagem. Caso contrário, as chances de a equipe desmotivar-se e da produtividade cair são significativas.

 

3) Invista no desenvolvimento pessoal

 

Seus colaboradores não são formados apenas com capacidade profissional para servir a sua empresa. Eles são seres humanos compostos por experiências físicas, intelectuais e emocionais. Para que eles evoluam tanto pessoal quanto profissionalmente, o desenvolvimento deles deve ser holístico. Isso inclui:

  • Equilíbrio emocional

Procure entender como ele se sente em relação ao trabalho e se está tendo algum tipo de dificuldade. Isso atende às nossas necessidades básicas de serem vistas, ouvidas, reconhecidas e validadas – necessidades que geralmente não são atendidas em muitos ambientes de trabalho.

  • Crescimento intelectual

Livros e seminários não precisam ser apenas sobre negócios. Você pode oferecer educação continuada sobre outros temas. Uma boa dica é montar uma prateleira de livros com títulos diversos e disponibilizá-la para equipe.

  • Saúde física

Incentivar seu pessoal a se afastar de suas mesas quando a jornada de trabalho terminar e permitir que pratiquem mais cuidados pessoais, como esportes e alimentação equilibrada mostra que a empresa se preocupa com eles como pessoas.

 

4) Incentive a participação em eventos

 

Organize ou envie, quando possível, sua equipe para conferências e seminários, online ou presenciais. Isso pode ajudá-los a entender quais são as tendências do mercado e como seus concorrentes estão fazendo as coisas de maneira diferente. Todos esses eventos são usados para ajudar o time a crescer em suas posições em vez de alguém simplesmente dar uma ordem e dizer a eles o que fazer.

 

5) Ofereça treinamento

 

Existem inúmeras maneiras de realizar um treinamento e capacitação de funcionários. Selecione o melhor tipo treinamento que pode ajudá-lo a traçar uma estratégia para preparar ainda melhor os seus colaboradores para a busca diária por bons resultados.

 

  • Treinamentos a distância ou EAD

 

Em tempos de isolamento social uma boa opção é o treinamento e educação a distância, cada vez mais comum. Esses cursos, prioritariamente online, podem ajudar no treinamento e capacitação de funcionários da sua empresa. Normalmente se economiza tempo e dinheiro nesse tipo de modalidade EAD, já que o colaborador pode estudar onde quiser, e em horários alternativos. Os colaboradores podem revisar vídeos a qualquer momento, inclusive através de seus smartphones e na conveniência de sua casa.

 

  • Treinamentos internos da empresa

 

Normalmente é ministrado pelos líderes e gerentes da própria empresa. Nesse tipo de treinamento a equipe tem a possibilidade de aprender mais sobre determinado assunto, principalmente sobre os que envolvem as maiores dificuldades da empresa. Dificilmente essa modalidade atende as necessidades individuais de cada funcionário, mas ajuda uma compreensão de todos sobre os produtos/serviços ou processos da empresa.

 

6) Premie bons resultados e inovações

 

Uma coisa é certa: todos gostam de reconhecimento. Por isso, invista em programas de premiação por atingimento de metas, pela conclusão de novos cursos e conquista de novas certificações, e até mesmo por ideias e soluções inovadoras trazidas à empresa. Isso manterá sua equipe motivada cada vez mais.

Ao colocar pelo menos algumas das 6 dicas aqui apresentadas em ação, você notará em pouquíssimo tempo os excelentes melhorias na motivação dos colaboradores e aumento dos bons resultados em da empresa.

Lembre-se sempre: ao capacitar os colaboradores, você estará investindo, indiretamente, no sucesso do seu negócio. Não hesite por começar da maneira mais tangível para realidade da sua empresa.

 

Tags: