Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

10 dicas para ensinar limites aos filhos

16 de setembro, 2020

por

Compartilhe:

Gritos, birras, choro, desobediência e até mesmo, em certas vezes, violência… É difícil reconhecer, mas os filhos, em algumas ocasiões, passam dos limites. Essas reações inesperadas por parte das crianças causam desespero em muitos pais. Essa é hora de botar a mão na consciência, controlar os impulsos, não partir para o lado radical e corrigir os rumos da educação do seu filho. Você sabe (e o seu filho também) que dar limites e educar são atos de amor. Tenha isso em mente!

1 – Mostre as regras com controle

Em vez de dar bronca ou gritar, tente fazer o seu filho lembrar das regras que vocês combinaram dentro do lar. Questione-o de maneira amigável.

2 – Questione

Pergunte a si mesmo(a): por que seu filho está agindo assim? Será que ele quer chamar atenção? Às vezes, a atitude radical pode ser fruto de uma incapacidade de comunicação. Busque enxergar seu filho além da malcriação.

3 – Julgue de acordo com a idade

Respeitar as fases do seu filho não significa ser permissivo, nem deixar que os filhos se tornem os “reis” da casa. Em cada idade, existe aquilo que é ou não apropriado.

4 – Mostre as consequências

Castigos e chantagens não educam. Mas é preciso fazer os filhos enxergarem que todos os atos têm consequências.

5 – Não tenha medo do seu filho

As crianças podem gritar, chorar, espernear, atirar objetos. Mas você não deve se assustar diante dessas atitudes e recuar. Se tomou uma decisão, continue firme nela. A cada passo que você recua, seu filho ganha um ponto na autoridade.

6 – Controle as diversões

Evite penalizar severamente, mas mostre ao seu filho que malcriações podem deixá-lo sem um brinquedo favorito, sem acesso a eletrônicos ou festinhas de amigos.

7 – Enalteça os valores

Mostre o lado positivo de ser educado, de ter respeito, de ter autocontrole e de mostrar empatia pelo próximo. Demonstre ao seu filho, com palavras e exemplos, o valores que você quer ver respeitados por ele.

8 – Tarefas necessárias

Se o filho bagunçou a casa, o quarto ou deixou brinquedos esparramados, faça ele se responsabilizar pela arrumação.

9 – Aprenda a dizer “não”

Vivemos em uma sociedade com limites. E, se você não ensinar isso para o seu filho desde pequeno, ele com certeza terá problemas para conviver com os amigos, professores e até familiares. Diga “não” e persista, por mais que ele chore, insista ou tente lhe chantagear.

10 – Cantinho da reflexão

A sugestão divide especialistas, mas pode funcionar. Coloque a criança no “cantinho” após se comportar mal. Cumpra o tempo estipulado. Depois, explique o que ela vez de errado.

Plus: o que NÃO fazer na hora de educar o seu filho

  • Gritar, falar de forma bruta e violenta.
  • Usar tom de súplica, como: “Filhinho, não faz assim, por favor”.
  • Passar mensagens ambíguas ou fazer ameaças vazias, como: “Se você não parar, você vai ver”.
  • “Terceirizar” a criação da criança, deixando toda a educação sob responsabilidade de um terceiro, como a babá, os avós ou a escola.
  • Evitar os extremos: ser muito liberal ou rígido demais não é bom. Busque sempre o equilíbrio.
  • Exagerar nas ordens: isso fará a criança querer burlar as regras.
  • Penalizar a criança com castigos frequentes e desproporcionais à ação e à idade dela.
  • Barganhar. Em vez de: “Se você comer a salada eu dou chocolate”, prefira explicar o real motivo das coisas: “Você precisa comer as verduras para crescer e ter saúde”.

Tags: